por Leandro Morena
O mundo filosófico perdeu, no último dia 15 de outubro, o filósofo, historiador, tradutor, escritor e professor italiano Giovanni Reale. Reale nasceu na região da Lombardia, Itália, em 1931, e tornou-se doutor em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, e foi nessa universidade que ficou como professor emérito. O filósofo tornou-se referência mundial por ter se aprimorado no pensamento grego antigo, principalmente numa nova interpretação do filósofo grego Platão, tornando-se num dos maiores especialistas desse filósofo. Reale criou o Centro Internacional de Pesquisas sobre Platão e as raízes platônicas do pensamento da civilização ocidental. Destaca-se também pela tradução da obra de Aristóteles, discípulo de Platão, Metafísica e diversos livros da História da Filosofia da antiguidade a contemporaneidade.
Algumas obras de Reale traduzidas para a língua portuguesa:
· História da filosofia grega e romana I - Pré-Socráticos e Orfismo
· História da filosofia grega e romana II - Sofistas, Sócrates e socráticos menores
· História da filosofia grega e romana III - Platão
· História da filosofia grega e romana IV - Aristóteles
· História da filosofia grega e romana V - Filosofias helenísticas e epicurismo
· História da filosofia grega e romana VI - Estoicismo, ceticismo e ecletismo
· História da filosofia grega e romana VII - Renascimento do platonismo e do pitagorismo
· História da filosofia grega e romana VIII - Plotino e neoplatonismo
· Metafísica de Aristóteles, volumes 1, 2 e3
· História da filosofia 7 volumes
Geovanni Reale, com seus 83 anos completos em 15 de abril, seguia na ativa. Um dos seus últimos trabalhos, juntamente com Dario Antiseri, é que estava terminando a correção: o manual de "Cem Anos de Filosofia. De Nietzsche aos Nossos Dias", com previsão de publicação para janeiro de 2015 e com tradução para o espanhol, português, romeno e croata.
A contribuição de Reale para a filosofia é infinita, pois deixará uma vasta obra intelectual importante para as próximas gerações de pensadores.
Com sua morte Reale eternizou-se na história da humanidade.
Fonte:
UOL Notícias
Paulus Editora