por Leandro Morena
Segundo Barnes, Leucipo afirmava que o ser existe quanto ao não-ser e que ambos estão num mesmo patamar quando causadores das coisas que vem a ser. Concluiu que a substância do átomo é dura e cheia e que esta era ser e conduzida pelo vazio, ao que nomeava não-ser e que existe de maneira idêntica ao ser.
Mondolfo brinda-nos com a passagem descrita por Aristóteles na obra Metafísica Livro I, sobre as diferenças entre átomos na concepção de Leucipo:
Do mesmo modo daqueles que crêem ser única a substância... subjacente, e extraem todo o resto dos acidentes desta substância...assim também dizem que as causas de todas as coisas são as diferenças (entre os átomos). E dizem que essas são três: a forma, a ordem e a posição: pois afirmam que o ser não se diferencia senão por proporção, contato e conversão: ora, a proporção é a forma, o contato é a ordem e a conversão é a posição. Por tanto, A difere de N pela forma, AN da NA pela ordem, Z de N pela posição.
Tradução: Lívio Teixeira
Créditos:
MONDOLFO, Rodolfo. O pensamento Antigo. Trad. Lívio Teixeira. Editora Mestre Jou, São Paulo, 1964.
SANTOS, José Trindade. Antes de Sócrates. Gradiva, Lisboa, 1992.
BARNES, Jonathan. Filósofos Pré-Socráticos. Trad. Julio Fischer. Ed. Martins Fontes, São Paulo
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