por Leandro Morena
Isidoro de Sevilha foi um filósofo que contribuiu em muito para a cultura de seu tempo. Soma-se a seus feitos, fundações de escolas em muitas igrejas. A obra que o fez entrar para a história foi: Etymologiae (As Etimologias). Essa obra trata-se de uma magnífica enciclopédia, composta por vinte livros, que engloba muitos fragmentos do saber antigo (livros antigos), ele estava à frente de seu tempo. Se não fosse a persistência de Isidoro em elaborar esse verdadeiro compêndio, muitos escritos da antiguidade teriam sido perdidos. O conteúdo da enciclopédia abrange as sete artes liberais: Trivium (lógica, gramática e retórica, Quadrivium (aritmética, música, geometria e astronomia), além do Direito, da Medicina e da História. Também foi precursor de que as obras do filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e outros intelectuais gregos não caíssem no esquecimento do povo europeu. A obra Etymologiae expandiu-se por toda a Espanha e conseguiu derrubar fronteiras, expandindo-se pela Europa. Essa obra tornou-se obrigatória nas bibliotecas medievais e criou um novo conceito para a criação de novas enciclopédias. A obra foi tão popular que estendeu-se até o período da Renascença. Isidoro é considerado por alguns como uma das pessoas de maior erudição naquela época , principalmente pelo fato de ter desenvolvido a educação na Idade Média.
Algumas curiosidades da vida de Isidoro são:
Ele foi bispo de Sevilha por trinta e dois anos até a sua morte. Ele criou um decreto que obrigava de que todos os bispos criassem seminários nas escolas de suas cidades, e o método de ensino usado foi o mesmo da Catedral de Sevilha onde ele próprio estudou. Ele apresentou aos alunos de Sevilha as obras de Aristóteles.
Isidoro foi canonizado santo pelo papa Clemente VIII (1536 - 1605) no ano de 1598 e ganhou no ano 1722 o título de doutor da Igreja.
Seu irmão mais velho Leandro, sua irmã Florentina e seu irmão mais novo Fulgêncio, também foram canonizados santos da igreja católica.
Em 1997 ele foi considerado, pelo papa em exercício, o padroeiro da internet, técnicos de computação, estudantes e usuários de computador.
Em 15 de janeiro de 2001 foi criado e lançado na internet o site Wikipédia, a enciclopédia livre, que hoje abrange um dos maiores conteúdos para pesquisar e que é acessado por milhões de pessoas pelo mundo, conectados nas redes. E de pensar que mil e trezentos anos antes do nascimento dessa enciclopédia digital, Isidoro já tinha criado uma enciclopédia com todo o conhecimento humano que se sabia naquela época e foi usada por quase mil anos pelos estudantes, graças a ele o conhecimento antigo chegou até os dias de hoje e ultrapassarão as barreiras do tempo.
Créditos e obras que foram consultadas:
FONTANA, Dino. História da filosofia, psicologia e lógica. São Paulo, Saraiva, 1969.
VAN STEENBERGHEN, Fernand. História da Filosofia: Período Cristão. Trad. J. M. Da Cruz Pontes. Lisboa, Gradiva, 19??
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário: